Seja bem vindo

Sejam todos bem vindos ao blog PETAR GUIA PEDRO ERNESTO! Esse blog foi criado com a finalidade de mostrar o meu trabalho como guia na Unidade de Conservação - PETAR. E também as belezas e riquezas da região

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CASA DO ARTESÃO-APIAI-SP


Um dos lugares mais importantes a serem visitados em Apiaí, tanto pelo interesse histórico, quanto pelos atrativos artísticos, é um casarão do início do século XX, situado à Praça Jonas Dias Batista, nº 9, no centro da cidade, onde está localizado o Museu “Casa do Artesão”.
Casa do Artesão
Nesse local vem sendo preservado um acervo de 570 peças em cerâmica, produzidas por pessoas simples da Zona Rural, composto de figuras zoomórficas e antropomórficas, urnas, potes e moringas das mais variadas formas e dimensões, que atraem a atenção de pesquisadores, estudantes, artesãos e turistas de todo o país.


Arte no Barro
Além do aspecto cultural do Museu, de relevante importância histórica, por ter sido residência da Profª Antonia Baptista Calazans Luz, mãe do historiador Dr Rubens Calazans Luz, abrigo de soldados feridos durante a Revolução de 1930, Sede da Associação Amigos do Município, Museu Municipal, há que se considerar a arquitetura dos casarões construídos no início do século XX: fachada com janelas e portas de grandes dimensões, pé direito alto, salas amplas, e o ar de um passado romântico, típico do interior paulista.


Oficialmente transformado em Casa do Artesão com o Museu Sala das Mestras, em 25 de junho de 2003, numa parceria da Prefeitura Municipal e de diversas entidades, o antigo “Artesanato” conta também com um espaço para exposição e vendas, atendendo clientes, ONGS, pesquisadores e turistas, além da população local, e oferece oficinas de barro e trançado em eventos de grande importância nos diversos SESCs de São Paulo.


Arte no Barro



Todos os anos, a Casa do Artesão participa do evento REVELANDO SÃO PAULO, expondo cerâmica e trançado, e vendendo os petiscos da cozinha regional.
Na Casa do Artesão, o visitante poderá adquirir peças utilitárias e decorativas em argila, em palha, taboa e em capiau (rosário), além de produtos alimentícios artesanais, como compotas e licores. Vale a pena conferir.


HORÁRIOS DE VISITAS:

Segunda-feira – 13h00 às 21h00
Terça-feira a domingo – 8h30 às 21h00
Feriados e dias santos – 8h30 às 21h00

Fontes pesquisadas:  www.apiai.sp.gov.br/casadoartesao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário