Seja bem vindo

Sejam todos bem vindos ao blog PETAR GUIA PEDRO ERNESTO! Esse blog foi criado com a finalidade de mostrar o meu trabalho como guia na Unidade de Conservação - PETAR. E também as belezas e riquezas da região

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PETAR-( Parque Estadual Turistico do Alto Ribeira )


O Parque Estadual Turistico do Alto Ribeira PETAR, foi criado em 1958 com a finalidade de proteger os recursos da Mata Atlantica é uns parques mais antigos do Estado de Sao Paulo, com uma area de 35.719 hectares, abrangendo os municipios de Apiai e Iporanga.
O Parque possui uma grande exuberancia  de vegetação de Mata Atlantica Ombrofela Densa, onde integra a Reserva da Biosfera e como Patrimonio Natural da Humanidade. O PETAR abriga inumeras especies da Fauna como a Onça Parda e a Pintada, Mono Carvoieiro e também  a Flora  como o cedro, canela, guararema "pau do alho" e o palmito juçara.
O PETAR é uma das maiores provincias espeleologicas do Brasil, e a segunda maior do Mundo, com mais de 350 cavernas cadastradas. As Cavernas do Parque são de origem calcaria presente no solo da região  onde são formadas atraves de aguas fluviais saturadas que penetram o solo até chegar as rochas, através desta agua saturada  vai percolando  o calcario e por milhares de anos formando dutos e galerias, originando as cavernas.







Um comentário: